» » Quais são os circuitos usados em fontes de alimentação eletrônicas

Quais são os circuitos usados em fontes de alimentação eletrônicas

Pelo nome você pode presumir que urna fonte de alimentação fornece energia. Porém isso não é correto. Se um equipamento é operado por uma linha de corrente continua, não é a companhia de energia que fornece a energia. A fonte de alimentação converte a energia alternada em energia em corrente contínua para operar os componentes eletrônicos.

A energia é geralmente uma das quatro formas indicadas na Figura 2. A energia de corrente contínua pode ser obtida através de uma bateria. Em algumas das aplicações industriais a energia em corrente contínua pode ser fornecida por geradores.

Figura 2

A Figura 2b mostra um gráfico de energia em corrente alternada monofásica. Essa é o tipo de energia fornecida à maioria das casas e é usada em muitas aplicações industriais. Quando a energia é transportada sobre longas distâncias, ocorre urna queda de tensão ao longo do fio devida a uma resistência do fio. Transformadores são colocados ao longo da linha para levar a tensão de volta para o valor desejado. Você pode observar esses grandes transformadores montados sobre postes de distribuição. Essa é a vantagem de usar energia de corrente alternada, ao invés de corrente continua, para fornecimento de energia das casas. Não seria possível usar um de compensar as perdas de tensão ao longo da linha.

Uma desvantagem do sistema monofásico de energia em corrente alternada é que a tensão aplicada cai a zero uma vez cada meio ciclo. Observe que a tensão é O volt a 0°, 180 e 360°. No instante em que a tensão estiver a zero, não há energia fornecida à carga.

Alguns tipos de motores alternados requerem duas tensões defasadas. Duas tensões são consideradas defasadas se não atingirem seu máximo ao mesmo tempo. As duas tensões podem ser fornecidas para a mesma carga. Essa é chamada energia bifásica em corrente alternada e está indicada na Figura 2c. As duas fases de tensão são defasadas de 90°. Neste desenho a onda a é adiantada sobre a onda h — isto é, está adiante da onda b por 90°. Isso significa que, quando a está a seu valor máximo, b está a seu valor zero, e quando b está a seu valor máximo, a está a seu valor zero.

Desde que as duas tensões nunca passam para zero ao mesmo tempo, existe sempre fornecimento de energia à carga. Essa é uma vantagem sobre corrente alternada monofásica.

Com fornecimento de energia em corrente trifásica, três tensões diferentes são geradas ao mesmo tempo. Isso pode ser visto na Figura 2d. As tensões são defasadas em 1200 uma com a outra. A tensão trifásica nunca cai para zero. Conforme a onda a cai para zero, a onda b aproxima-se para seu pico, e conforme a onda b cai para zero, a onda c aproxima-se de seu pico. Portanto, ela apresenta a mesma vantagem que o sistema bifásico.

O fornecimento de energia num sistema eletrônico geralmente converte a corrente alternada em corrente contínua, de modo que pode ser chamado sistema alterador de potência. Existem somente quatro tipos de sistemas alteradores de potência. Podem ser vistos na Figura 3.

Figura 3

Um transformador é usado para transformar a corrente alternada em alguma tensão (ou corrente) determinada em corrente alternada de tensão (ou corrente) diferente. Um sistema retificador é usado para mudar a corrente alternada em corrente contínua.
O retificador é um componente muito importante de uma fonte de alimentação eletrônica. Para mudar uma tensão (ou corrente) continua para outro valor de tensão (ou corrente) contínua, usa-se uni conversor. Se for disponível urna corrente contínua e você quer mudar a corrente contínua em corrente alternada, usa-se um circuito chamado inversor.

Dos quatro sistemas básicos para mudar a potência mostrados na Figura 3, os dois primeiros (transformadores e retificadores) são extensivamente usados em fontes de alimentação eletrônicas.

Esse tipo de sistema de energia que recebe corrente alternada da linha e a transforma em corrente contínua é chamado fonte de alimentação. Cada sistema eletrônico projetado para operar a partir de uma linha de corrente alternada possui esse tipo de fonte de alimentação.

Gostou do que viu? Compartilhe!