» » Quais são os componentes de dois terminais em circuitos eletrônicos

Quais são os componentes de dois terminais em circuitos eletrônicos

Esta equação mostra que a oposição ou reatáncia de um indutor aumenta quando se aumenta a indutância ou a freqüência. Os indutores são componentes reativos.

Alguns Tipos de indutores

As bobinas de filtro são usadas em fontes de alimentação para suavizar variações em corrente de alimentação. Esta aplicação está ilustrada na Figura abaixo. As bobinas de filtro são geralmente projetadas para suportar correntes de intensidades relativamente altas. São enroladas sobre núcleos laminados de ferro. As laminações de ferro são camadas ou chapas de ferro empilhadas uma acima da outra. O valor de indutância das bobinas de filtro é geralmente de cerca de 1,0 a 30,0 henries.

Os choques de radio freqüência possuem um núcleo de ar. Como seu nome explica, são usados para opor-se a mudanças nas correntes de radiofreqüência. Quando são moldados em formas cilíndricas, podem ser identificados com código de cores, conforme indicado na Figura abaixo.

 Indutores variáveis são projetados de tal forma que o material do núcleo pode ser deslocado para dentro ou para fora do centro. A indutância aumenta, conforme o núcleo vai se deslocando dentro da bobina. O material do núcleo pode ser de ferro em pó sinterizado ou de ferrite. Esses materiais são usados por causa de suas baixas perdas a altas freqüências. O ferro em pó é moldado em forma de cilindros pequenos sob alta pressão, de modo que parecem ser feitos de material sólido. Estes indutores são somente usados para as radiofreqüências.

Pérolas deferrite são bolinhas de material magnético que agem como “choques” de radiofreqüência. Um fio percorrido por uma corrente elétrica passa através da bolinha. Isto tem o mesmo efeito que ligar uma bobina de “choque” em série com o fio. As bolinhas de ferrite têm excelentes propriedades de indutância, com perdas muito baixas.

Resumo

  1. Indutores, também chamados bobinas, são componentes que armazenam energia na forma de um campo eletromagnético.
  2. são componentes que se opõem a qualquer alteração da corrente que passa através dos mesmos.
  3. Indutores são usados para armazenar energia e para opor-se à mudança da corrente. São também usados para deixar passar baixas freqüências e rejeitar altas
    freqüências.
  4. Bobinas de filtro são usadas para suavizar flutuações nas correntes da fonte de alimentação.
  5. Bobinas enroladas sobre núcleos laminados de ferro são usadas para baixas freqüências enquanto que bobinas com núcleo de ar são usadas para radiofreqüêndas.
  6. Bobinas enroladas sobre núcleos de ferro em pó sinterizado ou de ferrite são também usadas nas radiofreqUências.
  7. Rolinhas de ferrite são bolinhas de material magnético que agem como “choques” de radiofreqUência.

Gostou do que viu? Compartilhe!