» » Quais são os componentes de dois terminais usados em circuitos eletrônicos

Quais são os componentes de dois terminais usados em circuitos eletrônicos

Uma boa maneira para iniciar o estudo de circuitos eletrônicos é conhecer seus componentes básicos. Neste capítulo, você irá estudar os componentes de dois terminais. Estes possuem apenas duas conexões elétricas para fluxo de sinais ou fluxo decorrente ou para ligação a unia fonte de tensão. Resistores, capacitores, indutores e diodos são exemplos de componentes de dois terminais usados extensivamente em circuitos eletrônicos.

A Figura mostra alguns símbolos esquemáticos para os componentes discutidos neste livro. Dois ou três símbolos diferentes podem ser usados para alguns dos componentes. Isto porque os símbolos usados em desenhos de eletrônica industrial são diferentes daqueles usados em eletrônica comercial. A Figura  mostra como símbolos diferentes podem ser usados para representar o mesmo componente. Você deve familiarizar-se com todos os símbolos. Porém neste livro iremos apenas usar os símbolos de eletrônica comercial. E possível que um componente de dois terminais tenha mais de duas conexões elétricas. Um exemplo disto é a válvula diodo com aquecimento direto. Esta válvula possui dois terminais para filamento e um terminal da placa, num total de três conexões externas. Porém, é ainda considerado um componente de dois terminais. O catodo (ou filamento) é considerado um terminal de entrada e a placa, o outro.

Ambos os circuitos são idênticos em função, porém usa-se um símbolo diferente para o resistor variável (R) indicado neste circuito é mais freqüentemente usado em diagramas eletrônicos industriais: (b) o símbolo para os resistores variáveis pode ser usado em diagramas esquemáticos em eletrônica industrial e é comumente usado em outros diagramas eletrônicos esquemáticos.

Gostou do que viu? Compartilhe!