Quais são os tipos de simbolos usados para reles

O circuito de contato por relé pode ser desenhado de duas formas. Exemplos são indicados na Figura 1. Os símbolos ANSI são um pouco mais fáceis de serem lídos, porém são muito mais difíceis de desenhar em esquemas grandes. Por esta razão, os símbolos industriais tornaram-se mais populares.

Os fabricantes de relés identificam os diferentes arranjos de contatos que se chamam empilhamentos como sendo formas tais como: A, B, C etc. Símbolos das formas mais populares são indicados na Figura 1. A forma A é o relé unipolar simples. O símbolo ANSI mostra os contatos abertos ou em sua posição normal desenergizada. A seta no símbolo ANSI indica a direção em que a armadura e o contato móvel irão quando a bobina for energizada; em outras palavras, se a bobina for energizada, a armadura irá empurrar o contato móvel para fazer a ligação.

Figura 1

A maneira de desenhar a forma A não é tão fácil para entender, porém você deve aprender a identificar símbolos corno sendo um relé de contato normalmente aberto. E muito importante distinguir esta forma A industrial entre o símbolo de contato (forma industrial) e o símbolo para um capacitor. O símbolo para um capacitor possui uma das duas linhas curvadas. Veja símbolos para capacitores no Anexo B.
Os contatos no relé da forma B são normalmente fechados. Energizando a bobina, neste caso, irá abrir o circuito.