Quais são os usos dos transformadores em circuitos eletrônicos

Os transformadores podem ser pesados, grandes e caros. Porém, existem alguns casos em que realizam o melhor serviço. E muito útil para você saber por que são usados transformadores em circuitos eletrônicos.

Transformadores Irão Passar Tensões em Corrente Contínua ?

Para uma tensão ser induzida no secundário do transformador é necessário que o fluxo no primário esteja se expandindo e contraindo. Se você aplicar uma tensão contínua ao primário de um transformador, a corrente e o campo magnético irão aumentar até um certo valor e permanecer ai. Enquanto uma corrente contínua constante fluir no primário, não há qualquer indução de tensão no secundário, Isto torna os transformadores úteis para separar tensões contínuas e tensões alternadas.

Figura 1

A Figura 1 mostra como isto é realizado. Existem duas tensões sobre o enrolamento primário. Uma alternada e uma tensão contínua, fornecida pela bateria E. Ambas são aplicadas ao enrolamento primário ao mesmo tempo. A forma da onda ilustrada indica que a corrente primária êstá variando mas não atinge o valor zero. A corrente variável faz com que o fluxo do primário se expanda e contraia cortando as espiras do secundário.

A tensão secundária é causada apenas pela expansão e a contração do fluxo e não é de qualquer forma relacionada com o fluxo contínuo da corrente da bateria. Desta forma, com as tensões contínua e alternada aplicadas no primário a tensão secundária é apenas alternada.