» » Qual é a relação entre corrente e magnetismo

Qual é a relação entre corrente e magnetismo

Nos primeiros dias de experiências com eletricidade, concluiu-se que a eletricidade e o magnetismo eram duas coisas completamcnie diferentes. Conforme a história, Ilans Christian Oersted estava convencido de que não existia relação entre eles. Durante urna de suas conferências, ele descobriu, acidentalmente, que existe sempre um campo magnético quando existe uma corrente elétrica.

A experiência de Oersted está ilustrada na Figura 1. As setas da ilustração mostram a direção do fluxo da corrente de elétrons. Uma bússola é colocada sobre o condutor no circuito. A agulha da bússola sempre gira colocando-se em ângulos reto, com a direção do fluxo da corrente. Isto está indicado na figura. Desta simples experiência, podemos fazer uma regra: quando existe um fluxo de corrente de elétrons, existe se,npre um campo magnético. O campo magnético está em ângulo reto com a direção dojiuxo da correnw. Isto está sempre certo.

Figura 1

O campo magnético que acompanha a corrente está em volta do fio condutor, conforme indicado na Figura 2. O aumento da corrente torna o campo magnético mais forte. Invertendo a direção da corrente, inverte a direção do campo magnético. O campo magnético é, geralmente, representado por linhas ou setas. As setas mostram a direção do campo magnético. Presume-se, sempre, que o campo magnético vai do pólo sul do ímã para o pólo norte. A palavra fluxo é, freqüentemente, usada em vez de campo magnético ou linhas de campo. De fato, ofluxo pode ser definido como as linhas do campo magnético.

Figura 2

A direção do campo magnético pode ser facilmente determinada pelo que se chama a regra da mão esquerda. A regra rege que se você segurar o fio condutor (mentalmente), com sua mão esquerda, de modo que seu polegar indica a direção do fluxo da corrente de elétrons, seus dedos irão ficar em volta do fio condutor, na direção do campo magnético. Isto está, também, ilustrado na Figura 2. (O fluxo da corrente de elétrons é usado neste livro. Em outras palavras, a direção do fluxo de corrente é sempre considerada do negativo para o positivo.)

O fato de que existe sempre um campo magnético com fluxo de corrente e deque a força do campo magnético depende diretamente da intensidade do fluxo de corrente são duas coisas básicas mais importantes a serem lembradas em seu estudo de eletromagnetismo.

Gostou do que viu? Compartilhe!