Qual é a relação entre tensão de grade e corrente de placa

A relação entre a tensão na grade de controle e a corrente que percorre o circuito de placa está indicada na Figura. Na Figura a existe unia tensão negativa de 5 volts na grade. O catodo está com potencial zero e a placa negativa com relação ao catodo. No circuito da placa, vocé poderá observar um miliamperimetro para medir a corrente de placa. Para uma tensào de grade de 5 volts, a corrente de placa é de 100 miliampéres.

A corrente de grade controla a corrente de placa: (a) com uma tensão de grade — 5 volts a corrente de placa é 100 miliampères; (b) tornando a tensão da grade menos negativa ( —3 volts) causa um aumento na corrente da placa; (c) tornando a tensão da grade mais negativa ( —7 volts ) causa uma diminuição na corrente de placa.

Na Figura b, a tensão da grade foi reduzida de 5 volts para —3 volts A grade não é tão negativa quanto era antes e, portanto, não repole tanto o fuxo de elétrons do catodo para a placa. Um número maior de elétrons poi segundo atinge a placa. Urna vez que a intensidade da corrente representa o número de elétrons por segundo, a corrente de placa irá aumentar quando a tensão da grade for tornada menos negativa. Você pode ver na ilustração que a corrente de placa aumentou para 125 miliamperes quando a tensão de grade foi reduzida de —5 volts para —3 volts.

Conforme você pode ver na Figura c, tornando mais negativa que —5 volts a tensão de polarização da grade, causa urna diminuição da corrente de placa. Com uma tensão de polarização de grade de —7 volts, a corrente de placa é reduzida para 75 miliamperes.

Resumo

  1. A invenção do triodo tornou possivel a amplificação dos sinais fracos de rádio.
  2. Os elétrons de um triodo são chamados: catodo, grade de controle e placa.
  3. A placa de um triodo é normalmente positisa com relação ao catodo e a grade de controle é normalmente negatia com relação ao catodo.
  4. Tornando a grade menos negatisa aumenta a corrente de placa. Tornando a grade mais negativa diminui a corrente de placa.
  5. A tensão continua na grade de controle de uma válvula é chamada tensão de polarização.