» » Qual é o desempenho dos transformadores como componentes de combinação de impedancias

Qual é o desempenho dos transformadores como componentes de combinação de impedancias

Em circuitos de corrente alternada, a oposição ao fluxo de corrente é chamada impedância Z. Em circuitos de corrente contínua a oposição ao fluxo de corrente é chamada resistência. Tanto a impedância como a resistência são medidas em ohms. Uma aplicação importante do transformador é a de combinar a impedância de um gerador ou dispositivo eletrônico com uma determinada carga.

Figura 1

A idéia de combinação de impedâncias é baseada no teorerna de transferência máxima de potência ilustrado na Figura 1. No circuito da Figura 1a uma bateria E com resistência interna R, é ligada a uma carga resistiva variável R1. Conforme a carga resistiva aumenta, a partir de O horns, a quantidade de energia fornecida para a carga resistiva aumenta uni ponto e, em seguida, começa a diminuir; isto está indicado na Figura 1h. A maior potência possível de ser fornecida para a carga sempre ocorre quando a resistência da carga é igual à resistência interna da bateria. Uma bateria é usada neste exemplo, porém pode ser usado também um gerador de corrente alternada.

Para ligar um gerador de corrente alternada a uma carga que possui uma impedância diferente da impedância interna do gerador é necessário um dispositivo de combinação de impedâncias. Os transformadores podem ser usados com esta finalidade. Conforme indicado na Figura 1c, uma impedância interna alta num dor de corrente alternada pode ser usada para fornecer potência máxima a uma carga de baixa impedância, ligando o transformador correto entre os dois. Um transformador poderia ser usado também para combinar uma baixa impedância do gerador a uma alta impedância de carga.

Em Circuitos eletrônicos, o transformador pode ser usado para combinar a impedância de um amplificador a um alto-falante. Isto está indicado na Figura 2. O amplificador é considerado o gerador de potência de áudio e supõe-se fornecer a máxima potência possível ao alto-falante. Quando os dois forem ligados diretamente, conforme indicado na Figura 2a, o alto-falante não recebe a potência máxima. Na Figura 2b o transformador serve para combinar o amplificador e a carga de modo a fornecer a potência máxima. Existem muitas aplicações em eletrônica onde a combinação de impedâncias é realizada através de um transformador.

Figura 2

Existem muitas aplicações em eletrônica onde a combinação de impedâncias é realizada através de um transformador.

Gostou do que viu? Compartilhe!