Rádio livre experimental

Esquema de Radio

O projeto apresentado a seguir serve de base para uma emissora de FM experimental, observando-se as restrições legais de sua operação.

A potencia de saída, depende dos transistores usados e da tensão de alimentação pode ficar entre algumas centenas de Miliwatts até aproximadamente 32 W.

A etapa osciladora de RF em contra fase pode ser de transistores de baixa potencia como o BF494 se a tensão de alimentação for de 6 V ou então transistores de maior potência como o 2N3553 caso em que a alimentação for de 12 V.

A freqüência de operação é dada por L1 que tem 3 espiras de fio 8/10 mm com tomadas centrais e diâmetro de 8 mm.

A operação será feita entre 100 e 108 MHz com ajuste fino feito em C10.

A antena será conectada ao circuito por meio de cabo coaxial de 50 a 70 ohms. Um trimmer ligado entre o trasmissor e a antena permite o ajuste Maximo do ganho. No protótipo a antena foi uma vareta de antena interna de TV de 90 cm.A modulação vem de um amplificador de áudio com um integrado 741 que aplica seu sinal de áudio diretamente a uma varicap BB105G.

Os capacitores da etapa transmissora devem ser cerâmicos e os resistores de 1/8 ou ¼.
O ajuste de ganho do 741 pode ser feito através de alteração do resistor R4 em função da intensidade da fonte de sinal, de modo a se evitar a sobre modulação.

A figura abaixo apresenta o diagrama completo do aparelho.

 

Deixe sua nota para esta postagem:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading ... Loading ...

© 2013 Eletronicos.etc.br
Política de Privacidade - Termos de uso