Rejuvenescedor de cinescópios 2

Este circuito não deve faltar na bancada do técnico reparador de televisores. Quando tivermos um tubo desgastado pelo tempo, com a imagem “fraca”, é possível haver uma boa recuperação com a reativação da emissão, o que pode ser feito com o circuito rejuvenescedor de cinescópios.
O transformador usado neste projeto foi aproveitado de rádios valvulados.
O resistor R. é de 10 Kº x 10 W, e ligado em serie com a lâmpada L¹ garante a limitação de corrente em caso de curto-circuito no TRC, evitando assim danos ao transformador.
Para usar o aparelho basta ligá-lo a rede, conectar o soquete e depois pressionar o interruptor S¹ por 2 ou 3 vezes consecutivas. L¹ é uma lâmpada de 40 W. Não se recomenda potência maior. Pois haverá mais corrente no TRC e isso pode danificá-lo Se com o uso do aparelho não for possível reativar um TRC, não resta outra solução a não ser a sua troca.

One thought on “Rejuvenescedor de cinescópios 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>