Secretaria eletrônica com mensagem de recepção digital

Esta secretária eletrônica foi projetada para ter sua mensagem digital de recepção e os recados em fita magnética, mais se você quiser alterá-la de modo a ter mensagem de recepção também em fita magnética isso é possível. O leitor que desejar mensagem digital basta fazer as ligações X, Y e Z do diagrama da figura 1 nas respectivas ligações da figura 2, mas para mensagem analógica (em fita) basta fazer as ligações V, W e Z da mesma forma, no diagrama da figura 3.

Funcionamento: os pulsos de c.a. da linha telefônica passam pelo capacitor de 100 nF, ativando o SCR que fecha os contatos do relé 1. Este relé dispara outro SCR que conduz durante todo o tempo em que a linha telefônica estiver sendo usada. Quando a pessoa que estiver chamando desligar o telefone a tensão cairá, desativando o SCR. Para que isso ocorra deve ser ajustado o trimpot de 2,2 k Ω.

Enquanto o SCR estiver disparado o relé 2 também estará com os contatos fechados. Quando isso ocorre, é ligado o circuito de gravação que grava a mensagem de quem está chamando.

Para uma mensagem de recepção digital é usado o Digigrav 2. Para ativar a mensagem é usado o segundo contato do relé 1, como se fosse S² (play) do digigrav 2.

No caso da mensagem analógica é usado o circuito da figura 3.

O primeiro contato do relé liga o circuito do reprodutor assim como o circuito do gravador; o segundo contato do relé 2 liga o motor do reprodutor no sentido correto de rotação, e quando a linha for desligada o relé 2 abre, fazendo este motor rodar em sentido contrário, rebobinando a fita para uma nova ligação, esta rebobinagem deve ser desligada mecanicamente.

Na figura 2 temos a maneira de fazer a ligação do Digigrav ao circuito. Para ouvir os recados, basta colocar o S² na posição de reprodução, rebobinar a fita e ligar S¹.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>