» » Secretaria eletrônica 2

Secretaria eletrônica 2

Este circuito ativa um gravador quando ocorre uma chamada eletrônica, permitindo assim a gravação de mensagens na ausência do proprietário.

O circuito funciona da seguinte maneira: quando ocorre a primeira chamada atrás do diodo D2, um sinal rampa chega ao 4017, colocando sua saída Q1 no nível alto. Com a seguinte chamada, Q2 vai ao nível alto ativando o 555, sem provocar seu corte, devido a existência de D8. Se não ocorrem mais chamadas, depois de 20 segundos o circuito á rosetado. Se ocorrer a terceira chamada, á saída Q3 é levada ao nível alto e o mesmo ocorre a quarta com a saída quatro. Na quinta chamada, o transistor Q1 entra em condução, ativando Cl-2 e colocando Q2 e T corte.

Com Q2 em corte, Q3 conduz fechado os contatos do reed-relé (com corrente máxima de 50mA), quando então tem inicio a gravação, que terá um tempo previsto de Cl-2.

No final desse pino 15 do Cl4017. é rosetado (nível Hl), terminando assim a gravação. Com o uso de uma ponte de diodos, formado por D3 a D6, não temos problemas com a polaridade da linha telefônica.

A alimentação pode ser a mesma do gravador, que deve possuir, obrigatoriamente, uma tomada para microfone e uma tomada para acionamento remoto.

Os componentes são todos comuns, sendo os diodos de uso geral ou retificadores: os transistores são NPN de uso geral e todos resistores de 1/8 ou ¼. Os capacitores devem ter tensões de trabalho pelo menos 25V e o reed-relé pode, eventualmente ser substituído por um micro-relé.

Gostou do que viu? Compartilhe!