Secretaria eletrônica 3

Este aparelho utiliza um gravador digital (DIGIGRAV) para a mensagem automática.
Seu funcionamento é o seguinte: com o aparelho recebendo uma chamada, um pulso em rampa é aplicado a uma ponte de diodo via capacitor de acoplamento Este pulso carrega o pulso de clock do 4017.

Com os pulsos de clock, as saídas de 4017 vão sendo acionados em seqüência, servindo para disparar o temporizador que tem por base dois blocos com o 555. Depois do tempo estabelecido pelos temporizadores, 4017 é resetado (pino 15), voltando á condição de espera para receber outra chamada.
O temporizador que reseta o 4017 tem um tempo ajustado para que ele só atue depois da mensagem gravada ser jogada na linha e o recado gravado na fita cassete.
Na sexta chamada, um resistor de 270º é colocado em paralelo com a linha, simulando o atendimento do aparelho.
Se, por, aventura ocorrem duas, três ou mais chamadas depois do tempo corrido, o 4017 é resetado sem que a mensagem seja jogada na linha ou o recado recebido.
Com o atendimento, uma mensagem é colocada na linha. Está mensagem é gravada num DIGIGRAV ( Gravador digital publicado na revista saber Eletrônica).
O DIGIGRAV é acoplado à linha telefônica por meio de um transformador de isolamento ( 1 kº / 8 º ) e de uma ponte de diodos.
Com o inicio da mensagem, um outro temporizador na mesma  configuração do anterior é acionado. O tempo fixado pelo temporizador deve ser ajustado de tal modo que ele só ligue o relé, e conseqüentemente o motor do gravador, depois da mensagem do DIGIGRAV.
Cada vez que o remote do gravador  é  acionado, um pulso incrementa um contador formado pelo circuito integrados 4511 e 4019m indicando a quantidade de recados gravados na fita.
O usuário poderá ainda definir a quantidade de te vezes que o telefone tocará ate que a secretaria eletrônica atenda. Esse numero de vezes pode variar entre 1 a 10, bastando para isto retirar ou acrescentar diodos nas saídas correspondentes do 4017.


>