Sequêncial com 17 leds

Este circuito pode ser usado em decoração, ou ainda para iluminação de árvore de natal bastante interessante, ou mesmo como parte de um jogo de sorteio com 17 opções possíveis de resultados. A velocidade de corrimento dos LEDs é determinada pelo ajuste de P¹ . Este trimpot controla a freqüência de um 555 ligado como estável.
O sinal do 555 controla diretamente dois circuito integrados 4017 que são contadores com saídas 1 de 10 que podem acionar diretamente LEDs comuns, com alimentação de 6 V.
Para tensões maiores é conveniente acrescentar resistores limitadores de corrente. Um sistema lógico faz com que a contagem do segundo só ocorra no final da contagem do primeiro, de modo a termos o acionamento seqüencial na quantidade de LEDs indicada. Para acionar cargas de maior potencia em cada saída, em lugar do LED, pode ser excitada a base de um transistor NPN. Um BC548 por exemplo excita cargas de até 100 mA.

One thought on “Sequêncial com 17 leds

  1. Marcelo disse:

    Prezado Amigo,

    Fiz o circuito no protoboard mas só sequencia até o decimo led.
    Obs: Todos os leds estão bons e já reconferi a montagem umas 5 vezes.
    Pode me ajudar.
    Como eu faço para deixar somente 15 leds?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>