Simples injetorseguidor de sinais

Este circuito consiste num injetor/seguidor de sinais bastante simples e que pode ser de grande utilidade na bancada.
Na função de injetor, os dois transistores são ligados como um multivibrador, em que a freqüência de operação é determinada basicamente por C² e C³.
Na função de seguidor de sinais, os transistores formam um amplificador com acoplamento RC em que o sinal entra via C¹.
Na configuração de seguidor, o fone usado deve ter alta impedância, com pelo menos 200 º, e na configuração de injetor, tome cuidado para não deixar P¹ com o cursor totalmente do lado da alimentação pára não curto – circuitar o transistor.
Na verdade, um resistor de 1 Kº em serie com este componente pode evitar este problema, o que não foi previsto pelo autor do projeto.

A alimentação é feita com uma bateria de 9 V, e todos os demais componentes são comuns, inclusive os transistores, que admitem equivalentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>