» » Simulador de estéreo

Simulador de estéreo

Este circuito deve ser adaptado no jequi de saída do fone de um televisor ou então conectado na saída do alto-falante e simula o som estéreo através de um inverso de fase.

Um dos amplificadores (dos dois existentes no LM378) inverte a fase do sinal, através do transistor BC549, de modo a proporcionar a simulação do efeito, enquanto que a outra metade amplia o sinal com a fase normal.
Com uma alimentação de 24 V o LM378 fornece uma potência de aproximadamente 4 W em carga de 8 ohms, o que é suficiente para esse tipo de aplicação. Os pinos ligado a terra devem ser soldados a uma área combinada de maior, de modo a ajuda na dissipação de calor, e além disso o integrado deve ser dotado de dissipador de calor, assim como regulador de tensão.
Os cabos de entrada de áudio devem ser blindados para não haver ronco e o capacitor de rítmico de 100 nF, junto ao pino de 14 do integrado deve ser montado o mais próximo possível deste componente. Os alto-falantes devem ficar em caixas separadas, uma de cada lado do televisor.

Gostou do que viu? Compartilhe!