Super heterodino de vhf

Este sensível circuito usa dois transistores e um integrado TDA1083, com excelente sensibilidade na faixa de VHF. O projeto consiste numa adaptação do receptor AM/FM comercial do qual foi retirada a etapa de AM e modificado a de FM.
Na figura um temos o diagrama do receptor.

Os diodos são de uso geral, e os resistores de 1/8 W. os capacitores menores que 1uF são cerâmicos, e os eletrolíticos devem ter uma tensão de trabalho de 12 V ou mais. O capacitor variável é comum de duas seções para FM. A tabela um dá as características das bobinas conforme a faixa sintonizada.

L4 e L5 são micro choques de 22 uH.
L6, L7 e L8 são bobinas de Fl para FM, 10,7 MHz. FC é um filtro cerâmico para 10,7 MHz que pode ser substituído pela bobina de Fl de 10,7 MHz , conforme a figura 2. O alto falante é de 8º, e a alimentação de 6 V vem de 4 pilhas comuns ou fonte.


Os pinos 3, 11 e 7 do Cl são ligados ao terra, e o pino 13 ao ponto de alimentação de 6 V. Na tabela 2 temos as tensões nos principais pontos do circuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>