» » Testador de 555-741

Testador de 555-741

O circuito apresentado destina-se a facilitar o teste dos dois circuitos integrados mais comuns: o timer 555 e o amplificador operacional 741.(figura)
Para operar o aparelho, basta colocar a chave seletora na posição correspondente ao o integrado em teste e o estado do componente será indicado pelo led. Seu funcionamento é simples:
Para teste do 555. o integrado é ligado a configuração estável, entrando em oscilação se estiver em bom estado. A freqüência de 1 Hz fará o led piscar. Se isso não ocorrer o integrado encontra-se com problema.
Para o teste do 741, o integrado é ligado como comparador de tensão.
Na entrada invasora (pino3), temos um interruptor de pressão NA que, ao ser pressionado aplicará uma tensão igual a fonte nesta entrada.
Nestas condições o led deve acender indicando a comparação e conseqüente variação de tensão ocorrida nas entradas do Cl em teste. Caso o led fique acesso na ausência de acionamento do interruptor de pressão ou mantenha-se apagado quando o pressionamos, o integrado encontra-se danificado. Para evitar dano ao integrado em teste nunca o insira no soquete com alimentação do provador ligado.

Gostou do que viu? Compartilhe!