Timer com alarme

Este circuito consiste num timer programável para até 10 horas com alarme. O timer tem por base um 555 que gera pulsos que são divididos por um 4060 e depois aplicados o dois contadores 4017 obtendo-se assim os intervalos marcados na chave seletoras CH5 e CH6. As saídas dos dois contadores é levada a uma porta NAND que ativa o relé e um alarme via transistor BC548.

O alarme é constituído por um 555que opera como estável na faixa audível. Aproveitando-se dois bits consecutivos do 4060 ( pinos 5 e 7 ) podemos misturá-los e injetar no pino 5 do 555.
Desta forma teremos a produção 4 tons diferentes ( com dois bits teremos 00, 01, 10 e 11 de combinações possíveis ). Podemos ainda deixar o alarme na forma intermitente, usando a saída Q9 do 4060 (pino 13). O som produzido neste caso é agudo aparecendo durante 6 minutos quando então a alimentação do alarme é cortada.
O controle de volume é feito com resistores em serie com alto-falantes, de valores apropriados.
Travamento para não deixar sem uso duas portas NAND ainda disponíveis temos uma sofisticação adicional neste alarme e temporizador. Usando uma chave de pressão, para fazer uma parada manual, temos uma comodidade a mais.
Observação: o circuito tem duas funções: temporizar cargas externas ou acionar o alarme. No modo carga externa o timer desliga no final da temporização. Seu acionamento é feito por uma chave de pressão. A chave rotativa CHA ( CH1A. CH2A,  CH3A e CH4A) é do tipo 4 x 2 . Suas funções são:
CH1A – ligar permanentemente o circuito para o alarme no final da temporização.
CH2A – faz ascender o LED correspondente a função no painel.
CH3A e CH4A comuta a maneira de alimentar o alarme e cortar o relé.
A chave de pressão CHB (A, B e C) tem as funções:
CH1B – no modo carga externa energiza o circuito e faz o acionamento do relé.
CH2B – zera o 4060
CH3B – zera os contadores de década de C13 e C14.
Temos ainda:
CH2 – faz a carga externa desligar e ligar no final da temporização.
CH3 – muda a tensão de alimentação 110/220 V.
CH4 – chave de pressão que paraliza as funções alarme, carga e etc.
CH5 – chave que seleciona os minutos.
CH6 – chave que seleciona as horas para indicar o funcionamento do timer temos um LED piscando, e para indicar que o alarme estar desligado temos o LED no painel. Este LED acende sempre que pressionamos CH4 ( parada manual).
Na condição em questão, se quisermos voltar a condição inicial ( alarme em prontidão) é preciso destravar o flip-flop. Para isso desenergizamos o circuito comutando a chave de função para “carga externa” e levamos novamente para a posição de alarme.
O oscilador é pouco afetado pela temperatura com uma variação máxima de 3 minutos ( para mais ou menos) em temperaturas de 0 a 40° C, o que resulta numa precisão de mais ou menos 1%.


>