Timer completo

Esquema de Temporizadores

Neste circuito, pressionando-se S, o timer é ligado e o 555 (que está ligado como monoestável) é disparado, energizando o relé e fazendo com que o circuito permaneça em funcionamento. A carga poderá ser ligada ou desligada conforme os contatos do relé que sejam usados. O capacitor de 2 200 uF começa então a se carregar. A tensão em seus terminais é constantemente medida pelo LM3914, e isso faz com que ocorra o acionamento da barra de LEDs. Por está barra de LEDs ( de 2 a 11 ) podemos então ter a temporização, o que facilita ao usuário que deseja fazer a qualquer momento como está  a temporização.
Pressionando-se S¹, novamente a contagem de tempo é reiniciada, e pressionando-se S² o tempo regride lentamente. Este recurso é útil, por exemplo, quando se está vendo TV e o tempo está terminando na melhor parte de um programa.
Neste caso, pressionando-se S² por um breve instante prolonga-se a temporização.
Pressionando-se S³ o timer e a carga são desligados.
O tempo é controlado pelo potenciômetro e pode ser ajustado para  valores entre 30 segundos e 3 horas e 15 minutos, aproximadamente, dependendo da tolerância e qualidade dos componentes usados.
No final da temporização a alimentação do timer é auto-desligada, o que significa uma economia de energia. Os valores dos resistores de 1 Mº, 2 Mº e 6,8 Kº foram obtidos experimentalmente, P¹ deve ser ajustado para uma boa indicação de tempo na fila de LEDs.
Os resistores são todos de 1/8 W, menos o de 120º , que precisa ter pelo menos 1 W de dissipação. Os capacitores eletrolíticos são para 16 V ou mais, e o zener é de 10 V com potência de pelo menos 1 W.

 

Deixe sua nota para esta postagem:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading ... Loading ...

© 2013 Eletronicos.etc.br
Política de Privacidade - Termos de uso