Timer intermitente

Este timer liga durante 15 minutos uma carga e isso em intervalos regulares de 1 hora. Evidentemente os intervalos e a duração do acionamento da carga, podem ser modificados, conforme a aplicação desejada. O intervalo de acionamento é ajustado em P1.
Podemos aumentar este intervalo para até 2 horas, com uso do capacitor maior, mas 1000 uF já está no limite prático, pois este capacitor não deve ter fugas.O mesmo ocorre em relação a R5 e C3. R5 pode ser um potenciômetro de 1 Mº em série com um resistor de 100 kº. Mas, C3 não deve ser maior que 1000 uF a não que seja de excelente qualidade. A alimentação do circuito é feita com 6 V mas também podemos usar 12 V se trocarmos o relé pelo MC2RC2. Os resistores são de 1/8 W e os capacitores eletrolíticos devem ter tensões de trabalho de 6 V ou mais. A potência máxima comandada depende da corrente dos contatos do relé que no caso é de 2 amperes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>