» » Tipos de capacitores fixos

Tipos de capacitores fixos

Um capacitor básico é obtido usando duas placas metálicas separadas por um dielétrico. Quanto menor for o espaço entre as placas (quanto mais fino o dielétrico), maior será o alor da capacitância. A Figura mostra umcapacitor simples, usando ar como dielétrico. A maioria dos capacitores fixos usa um dielétrico feito de algum tipo de material isolante.

Os capacitores fixos possuem um valor único de capacitância. São geralmente identificados pelo tipo de material usado como dielétrico entre as placas. O capacitor na Figura é chamado capacitor a ar. Iremos agora discutir alguns outros exemplos de capacitores usados em circuitos eletrônicos. Capacitores com dielétrico de vácuo possuem uma alta capacidade de tensão de ruptura, porém são fornecidos com valores muito baixos da capacitância. O valor máximo disponível é geralmente cerca de 1 nanofarad (um milésimo de microfarad).

 O dielétrico de papel usado em capacilores de papel pode ser revestido com uma cera ou algum outro material isolante. Quando uma película plástica for usada em vez de papel, é chamado capacitor de filme. As placas consistem de uma camada metálica ou de uma folha metálica em cada lado do papel ou da película.

 Se o metal for pulverizado diretamente sobre o papel ou o plástico, durante a fabricação do capacitor, o capacitor é chamado capacitor de papel ,metalizado ou plástico metalizado.

 A Figura abaixo mostra como os capacitores de papel são codificados por cores. São geralmente fornecidos em valores entre 250 picofarads e 20 microfarads, com tensão nominal entre 400 e 600 volts e tensão máxima de até 5.000 volts.

Uma faixa preta em volta do capacitor numa das extremidades indica o terminal ligado à folha metálica externa. Este terminal deve ser ligado, sempre que possível, ao lado terra do circuito.

 Os capacitores de mica são obtidos empilhando pequenas tiras metálicas usadas como placas e separando-as por um dielétrico de mica.

Quais São os Componentes de dois Terminais em circuilos Eletrônicos ?

Os capacitores de prata-mica são obtidos depositando uma camada de prata diretamente sobre as superfícies de mica para servir como placas do capacitor. A Figura abaixo mostra como os capacitores de mica são codificados por cores. São geralmente fabricados com valores da capacitância entre 10 picofarads e 0,01 microfarad e com altas tensões nominais de 5.000 volts ou até mais.

 Os capacitores de cerâmica usam como dielétrico algum tipo de material cerâmico. A Figura mostra como é determinado o código de cores de capacitores de cerâmica. Proporcionam altos valores da capacitância em forma compacta. São fabricados na gama de capacitâncias de 0,1 picofarad até 10 microfarads.

O coeficiente de temperatura indica o quanto a capacitância varia quando a temperatura muda. Um valor positivo significa que a capacitância aumenta quando a temperatura aumenta. Um valor negativo significa que a capacitância diminui, quando a temperatura diminui. Um valor chamado NPO (negativo-positivo-zero) significa que o valor da capacitância não varia com a temperatura.

Você deve assegurar que está utili,ando o mesmo coeficiente de temperatura e os mesmos valores da capacitância e da tensão quando for substituir capacitores de cerâmica. A razão para isto é que os circuitos são, às ezes, projetados com certas características de temperatura. Evidentemente, é também importante usar um substituto exato para as características de capacitância e de tensão.

Os capacitores de vidro são obtidos empilhando camadas de placas de folha de alumínio e dielétricos de fibra de vidro. São fornecidos em valores de capacitância desde 0,5 picofarads até 10 nanofarads e com tensões nominais de 6.000 volts. Seus valores de capacitância são geralmente impressos na capa. Uma característica

Gostou do que viu? Compartilhe!