Toque dimmer de luxo

Este dimmer controla lâmpadas incandescentes de até 100 W a partir de um único ponto possível. Os níveis de luz  podem ser ajustados por toque desde zero até o Maximo.
Contador de década divisor de 10 com 10 saídas. Se torçamos no sensor e permanecermos nesta condição, os pulsos que passam ao pino 14 do 4017 farão que eles acione suas saídas em seqüência.
Como em cada saída temos um resistor de valor diferente, a junção do resistor selecionado com C¹, Q¹, R12 e R13 forma um oscilador que gerará um sinal de freqüência diferente para cada saída selecionada do 4017. Este sinal é utilizado para acionamento do triac.
Como funciona:
O CD4060 é um contador binário de 14 estágios, transporte seriado e possui ainda um conjunto de portas.quando alguém toca numa pequena.
O brilho da lâmpada vai depender justamente da freqüência do oscilador e, portanto, da seleção do resistor, que é feita pelo tempo que deixamos o dedo no sensor, mais próximo no final do semiciclo  ocorre o disparo, e menor será o brilho da lâmpada.
O resistor R² controla a sensibilidade ao toque. R14 e C14 protegem o circuito de comutação contra as variações rápidas de tensão que ocorrem na comutação.
Placa sensora, é transferido para o integrado o ruído de 60 Hz da rede de alimentação. Este ruído é então sucessivamente dividido por 2 até ser entregue ao pino 14 do CD 4017, que é um.
O LED¹ indica o brilho Maximo da lâmpada, enquanto que o LED² indica a lâmpada apagada.
A carga máxima de 100 W dispensa o uso de dissipador, o que permite a montagem do circuito numa caixa de 2 x 4 polegadas, para instalações elétricas.
A fonte pode ser 110 V ou 220 Vc.a. como sugestão do autor, podemos usar o LED bicolor ao invés dos dois LEDs comuns indicado no diagrama.

3 thoughts on “Toque dimmer de luxo

  1. MACD disse:

    qual é o valor dos diodos D1 a D10?seria 1N4007?

    o censor é o toque do dedo?[meio idiota mas para leigos saberem...]

    vou montar e dizer se funciona…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>