» » » Tranca anti roubo temporizada

Tranca anti roubo temporizada

Este circuito se destina especificamente a proteção de automóveis. Trata-se de um sistema que imobiliza o veiculo no caso de roubo, isso depois de aproximadamente 1 minuto de funcionamento. O circuito consta de 2 temporiza dores. Um deles transistorizado em configuração Darlington é responsável pelo acionamento do relé depois do tempo previsto,imobilizando o veiculo pelo sistema de ignição.
A segunda, usa um integrado 555 que após um tempo de aproximadamente 11 segundos, aciona um reed que é responsável pelo restabelecimento do sistema deixando-o em condições da espera. A chave S2 é na realidade formada pecos dois interruptores das portas do veiculo e S1 deve permanecer em lugar escondido, mas de fácil acesso pelo proprietário.
Suponhamos que o sistema esteja instalado; ao abrir a porta do carro S1 será ativada e depois de aproximadamente 1 minuto o relé é energizado aterrando o negativo da bobina de ignição, e com isso cortando o centelha. Com isso o automóvel “morre” se estivermos dentro do veiculo, antes de sair pressionamos S1 por um momento, e teremos uma temporização de 11 segundos para fechamos a porta quando então o sistema se ativa automaticamente.

Gostou do que viu? Compartilhe!