Transformadores: noções gerais de seu funcionamento

Os transformadores consistem em mecanismos de eletrônica nos quais um campo magnético é induzido a partir da tensão entre dois rolamentos sob uma mesma forma de núcleo existindo neste caso diversos tipos deste tipo de equipamento.

Transformadores: noções gerais de seu funcionamento

Principais tipos de transformadores

O transformador de alimentação é aquele utilizado em fontes que converte a tensão da rede naquela exigida pelos circuitos eletrônicos.

Já o Transformador de Áudio é utilizado em aparelhos de som a válvula ou com transistor estando inserido no acoplamento entre a etapa de amplificação e a saída do auto-falante.

Com relação ao transformador de Distribuição ele existe em locais como postes e entradas de força para alta tensão em indústrias contando com alta potência e eficiência de aproximadamente 99% para diminuir a ocorrência do desperdício de energia.

Ao considerar os transformadores de potencial podem ser vistos nas cabines de entrada de energia proporcionando uma tensão secundária de 220 volts para a alimentação de dispositivos de controle da cabine, iluminação ou ainda medição com tensão de primário de 13,8 Kv ou mais.

Existe ainda com relação aos transformadores os tipos como de Corrente, de RF e de Pulso os quais são utilizados para proporcionar a tensão adequada em diferentes locais para o pleno funcionamento de circuitos eletrônicos