» » Transmissor de fm estéreo modulados por varicap

Transmissor de fm estéreo modulados por varicap

Este potente transmissor, que utiliza dois transistores 2N3866 em contrafase na saída, pode alcançar muitos quilômetros quando usado com antena apropriada.
Além disso. O sistema usa um codificador estéreo que permite a transmissão nesta modalidade.
O sinal de RF é gerado por Q¹ que também recebe a modulação de áudio.
O sinal modulado é amplificado por Q² e depois entregue a uma etapa em contrafase com dois transistores 2N3866.
A modulação vem do duplo operacional 741, que aplica a um conjunto de chave analógicas CMOS, que é o 4016, as quais são comandas pelo 4013, que tem por clock o 555. Este comando multiplexado o sinal em estéreo, obtendo se então a saída dos pinos 9 e 10 para a modulação
O resistor de 22 Kº mistura ao sinal multiplexado o sinal piloto para acionamento do receptor.
Os ajustes são os seguintes: P¹ ajusta a profundidade de modulação, enquanto que P² ajusta a freqüência do sinal piloto, devendo este trimpot ser do tipo multivoltas, para maior precisão.
Os trimmers de CV¹ a CV4 ajustam a freqüência de operação e o rendimento das etapas de amplificação para potencia da saída.
Os trimmers são de 3-30 pF e o varicap é o BB909 ou equivalente.
As bobinas L¹ e L³ são formadas por 5 espiras de fio 22 AWG. L² por 4 espiras L6 tem 6 espiras, também de fio 22 AWG. L¹ e L³ são enroladas em núcleo de 0,5 cm ajustável, enquanto que L2 L4 e L6 são enroladas respectivamente sobre L1 L3 e L5.Os choques XRF¹ e XRF² são microchoques de 100pH. Todos os transistores de RF devem ser dotados de radiadores de calor.
A alimentação deve vir de fonte de 12 V com pelo menos 1,5 A e excelente filtragem, para que não ocorram roncos na transmissão.

Gostou do que viu? Compartilhe!