Transmissor de tv

Neste circuito (figura1),  o transistor Q¹ e componentes associados formam um oscilador que opera na metade da freqüência de saída. O transistor Q² opera como amplificador  de vídeo e Q³ faz a modulação em amplitude do sinal gerado pelo oscilador.

O sinal saída do modulador (Q³) é aplicado a uma etapa de potência e dobrada e dobrada de freqüência em contra fase que tem por base os transistores Q5 e Q6.
A freqüência de saída está em torno do canal 5.
Dada a configuração da fonte, a blindagem dos módulos de potência não pode se ligada diretamente a blindagem dos módulos de sinais de pequena intensidade.
Na parte de áudio, os componentes em torno de Q4 formam um oscilador modulador bastante conhecido, e nele temos a entrada para gravador e para áudio-vídeo.
O módulo de potência opera também em contra fase e é um dobra dor de freqüência. Os ajustes são feitos em P1, P2, e P5 para se obter a melhor imagem. O trimpot P6 é ajustado para reduzir a interferência na imagem atuando sobre a portadora de som.
A fonte de alimentação (figura 2) fornece tensões de 12 V e 6 V por meio de um retificador de ondas completa e duas etapas reguladoras. Temos também tensões de 67 V e 33 V para os módulos de potência, obtidas a partir de um dobra dor.
No ajuste de CV² e P² temos que colocar o cursor de P² do lado do coletor de Q² sem sinal na entrada, de modo a reduzir a corrente em Q³.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>