Voltimetro digital

Apresentamos um circuito formado por seis comparadores de tensão, sendo que cada um deles analisará a diferença de tensão a cada 2V do ponto de referência, compondo assim uma escala total de 12 V que será apresentada através dos displays. A cada 2 V aplicados na entrada (E÷), aparecerá no display a faixa de valores correspondentes 2-4-6-6-8-10-12. O dígito da dezena ficará apagado até o valor 8 e acenderá quando a tensão de entrada superar os 10V, aparecendo então o número 1 juntamente com o algarismo das unidades.

A alimentação do circuito pode ser feita com tensões de 9 ou 12 V, o que leva à possibilidade de empregar uma bateria para operação portátil. O circuito não tem grande precisão, pois depende dos valores dos componentes empregados. Para ajustar o circuito, ligue na entrada (E÷) uma fonte de tensão variável e ajuste o trimpot de 1 k para que a cada 2 V de entrada apareça o valor correspondente no display na escala de 2 em 2. Observe que temos 10 transistores PNP e um NPN que é ligado ao pino 6 do 4511 das unidades. Os displays são de catodo comum.

One thought on “Voltimetro digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>