» » Vu com indicador de pico

Vu com indicador de pico

A finalidade de circuito é fazer com que um ponto luminoso permaneça acesso por certo tempo depois  que a barra de LEDs de um indicador se apagar.
Isso além de proporcionar um visual muito bonito, permite a visualização melhor de “até onde foi” o sinal de áudio, ou seja, seu pico, uma vez que a resposta de nossos olhos, por ser lenta, pode nos enganar.
O circuito consiste em dois Vus discreto, com constantes de tempo diferentes  interligados por diodos mesmos LEDs indicadores.
É no primeiro Cl que temos a programação para funcionar no “modo barra” e nele entra o sinal de áudio amplificado pelo BC548 e componentes vizinhos.
Neste circuitos temos uma certa inércia que é dada pela constante RC do resistor de 47º  e capacitor de 100uF.
O segundo CI funciona de “modo ponto”. O sinal para sua entrada é obtido por meio de um diodo na entrada do primeiro CI, e depois aplicado a uma outra rede RC que resulta numa inércia maior do que a do primeiro circuito. A rede resistiva e o trimpot de 1 kº ligados nos pinos 6, 7 e 8 ligados no CI além de permitir a regulagem do brilho, também ajustam o seu fundo de escala. Devemos fazer o ajuste para que as intensidades sejam iguais e o melhor efeito seja obtido.
O trimpot de 100 kº  na entrada do circuito ajusta o nível do sinal.
O circuito é alimentado por uma tensão de 12 V, oque permite seu uso no carro. Todos os diodos são 1N4001, 1N4148 ou equivalentes, e os Cls podem ser tantos os LM3914 como 3915, desde que iguais no mesmo projeto.

Gostou do que viu? Compartilhe!