» » Vu com lâmpadas incandescentes

Vu com lâmpadas incandescentes

Este circuito aciona uma serie de lâmpadas incandescentes com potência de até 800 W por canal (110V) a partir dos sinais de um amplificador de áudio num efeito como os obtidos com VU de leds , mas de forma muito ampliada (Figura1).
Os triacs devem ser montados em bons radiadores de calor, e os integrados em soquetes. O ajuste da excilação, é portanto do efeito, e feito no potenciômetro P1.
O circuito é alimentado por fonte de 9 a 12 V com correntes de pelo menos 200 MA.
Observe que o circuito tem um ponto em comum com rede devendo ser tomada muito cuidado na ligação ao amplificador. Para maior segurança sugerimos utilizar na entrada de áudio um transformador de isolamento que pode ser por exemplom transformador com o enrolamento de saída baixa tensão no amplificador e tendo em série um resistor de aproximadamente 100 WATS para cada 10 W de potência de áudio.
Os transistores  usados são do tipo BC558 ou equivalentes e como melhoria para o desempenho do projeto sugerimos a utilização de um diodo e capacitor na entrada (de modo a selecionar a faixa de atuação)e um resistor para evitar a descarga de um circuito.

Gostou do que viu? Compartilhe!