Medidor sonoro de capacitores

Este circuito medi capacitâncias de modo simples podendo ser usado na faixa de 10 pF a 1 uF com boa precisão figura1.

Neste circuito Q1 e Q2 são a base de um multivibrador cuja a freqüência depende de C5, C6, R2 e R3 e não é critica. Indica-se que o ajuste seja feito de modo que a freqüência seja tal que fique na ressonância do transdutor (buzzer) em torno de 4,5 KHz. O autor usou um buzzer  Metaloplástico MP-10 para seu protótipo.
O funcionamento é baseado na ponte de Wheatstone, conforme mostra a figura 2.


>

Se CX for igual C1 o som no buzzer será nulo quando R1 até que a impedância do lado superior da ponte seja igual a impedância do lado inferior. O buzzer MP 10 por ser muito sensível pode facilmente detectar pequenos desequilíbrios na ponte.
Conforme podemos ver no diagrama o circuito é simples de montar.Terminada a montagem, coloque R1 no centro da escala S1 em X1 e ligue a alimentação em S2. imediatamente deve-se ouvir um apito no buzzer. Ajuste R3 para maior volume possível. Feito isso podemos passar a calibração:
Sugerimos a utilização de capacitores de baixa tolerância para a calibração como por exemplo : 100 pF, 150pF, 220pF, 330pF, 470pF, 560pF, 820pF e 1 nF.
Com S1 na posição X1 e CX = 100 pF ajuste R1 até anular o apito no buzzer. Marque então 100 para posição correspondente. Proceda do mesmo modo com os outros valores.
Com utilização de capacitores de boa precisão para C1 até C4 o aparelho estará automaticamente calibrado para as outras escalas bastando marcar os multiplicadores na chave S1.