Secretaria eletrônica

Este circuito utiliza um toca-fitas e um gravador comum para gravar os recados, sempre que houver uma chamada eletrônica.
Funcionamento: no momento que houver uma chamada telefônica, o LED interno do acoplador óptico (4N25) acende e dispara os dois temporizadores (555) que consecutivamente fecharão os contatos do relé K1 e K2.

No momento que K1 estiver com os contatos fechados temos o acionamento do remoto e do gravador e a comutação  deR6 diretamente na linha telefônica. Com isso a “secretaria” atenderá ao telefone, pois R6 simula o telefone fora do gancho. Com o contato de K2 também fechado será acionado o toca-fitas que colocará na linha a mensagem gravada anteriormente pelo proprietário. Após rodar a mesmo, haverá o desligamento automático, enquanto que K1 ficara acionado pois esse deverá permitir a gravação do recado. Depois de certo tempo, ele também desliga todo circuito ficando em condições de espera até que venha outra chamada. O LED2 acenderá indicando que o aparelho está ligado e o LED1 assim permanecerá até ser resetado por S¹. ou desligado o aparelho, quando houver recados na secretária.
P1 deve ser ajustado para o dobro do tempo de P2. Isso porque é em P1 que temos o controle sobre o gravador e a duração do tempo que todo circuito funcionará. P2 deve ser ajustado para desligar o toca-fitas após receber a mensagem. Para gravar as mensagem basta cronometrar o tempo de acionamento do toca-fitas (P1) e depois disso gravar uma a uma as mensagens, sempre no mesmo tempo, já que não existe retorno da fita. A quantidades de mensagens gravadas determinará o numero de vezes que a secretária pode enviar mensagens de atendimento.
Uma vez ajustados os temporizadores ( P1 e P2) e gravadas as mensagens, basta ligar uma fonte de 6 V ( pilhas ou a própria fonte do toca-fitas) e conectar o aparelho a linha telefônica.
Depois ligue o play do toca-fitas com a mensagem e o play&rec do gravador com uma fita virgem, logo em seguida, ligue o remoto do gravador no ponto X1 e o mic no ponto X3, o remoto do toca-fitas no X2 e a saída no ponto X4.


>