Sensor indutivo: Para que serve?

Os sensores são itens fundamentais quando analisamos a dinâmica dos sistemas de automação. Dentre eles, se destaca o uso do Sensor indutivo, um modelo capaz de trazer vantagens diante da sua utilização.

Para que possamos entender melhor sobre ele, seguimos trazendo as principais informações logo abaixo de forma simples e objetiva. Confira:


>

Para que serve um Sensor indutivo?

O Sensor indutivo é utilizado para detectar materiais metálicos diante de curtas distâncias. Dessa forma, é fundamental que se tenha em vista aspectos como a proximidade antes de apostar na sua utilização em determinado sistema.

Uma outra característica que vale a pena ser mencionada acerca do item é que ele não conta com partes móveis, o que colabora ainda para que apresente uma maior durabilidade em comparação a outros tipos de sensores.

Quais materiais o Sensor indutivo detecta?

Esse tipo de sensor é voltado especificamente para detectar objetos metálicos, o que se torna possível graças ao uso da interação desses itens como um condutor elétrico diante do campo magnético alternado.

Tendo isso como base, esse tipo de sensor apresenta uma excelente eficácia na detecção de diferentes tipos de metais, oferecendo uma precisão de alta qualidade de acordo com a distância, que nesse caso não deve ser extensa.

Onde usar Sensor indutivo?

Bastante utilizado no meio industrial, o Sensor indutivo pode ser utilizado de múltiplas maneiras diante da sua funcionalidade já exposta. Inclusive, essa versatilidade é um dos fatores que contribuem para sua popularidade.

Sendo assim, é possível incluir esse sensor em processos industriais voltados para monitorar velocidades, detectar níveis, controlar posições e apoiar a realização de contagem de peças. Ou seja, é possível contar com o seu para a melhora de desempenho associado a automação.

Como escolher um Sensor indutivo?

Para que possa fazer uma boa escolha quanto ao Sensor indutivo a ser utilizado,  é preciso levar em consideração os diferentes tipos que podem ser encontrados no mercado hoje.

Nesse sentido, um dos principais aspectos a serem pensados é se irá buscar por um sensor indutivo de tensão de saída em nível alternado ou contínuo. Outros detalhes como tamanho e formato devem ser considerados também.

Inclusive, é interessante evidenciar ainda que todos os sensores indutivos são voltadas para distâncias curtas, mas alguns deles podem ser voltados para uma proximidade ainda maior, indo até 1,5 mm, enquanto outros chegam a captar até 120 mm.

Qual é a função do Sensor capacitivo?

Já o Sensor capacitivo, por sua vez, se diferencia do Sensor indutivo principalmente por não ser voltado para a detecção de objetos metálicos, sendo voltado para a captação de materiais diferentes deste.

Sua função ainda envolve, além da detecção, o controle de dispositivos eletrônicos, sendo um item de uso amplo no meio da automação.