Sigilo telefônico

O aparelho descrito permite que apenas um aparelho de tantos quantos, compartilhem a mesma linha telefônica, seja usada, ficando os demais mudos, seja quando se emite ou quando se recebe uma chamada.
O aparelho telefônico que pode ser usado é o primeiro que for retirado do gancho, enquanto os outros não ouvem a conversa e nem nelas podem se intrometer, desde que cada aparelho tenha um deste dispositivos de “Sigilo”.

Nada impede que um ou outro aparelho seja deixado sem o dispositivo, caso em que ele estará fora do bloqueio.
O principio de funcionamento é simples: a linha telefônica desocupada tem 48 V. A ocupada tem menos de 12 V. Assim, o dispositivo que está em serie com telefone entra em condução somente quando a tensão da linha é alta ( acima da tensão do zener), fazendo o telefone ocupar a linha quando retirado do gancho e, em conseqüência, fazendo baixar a tensão da linha.Essa tensão agora não permite a condução dos SCRs dos outros telefones que foram retirados do gancho, ficaram isolados pelo SCRs não conducentes e por isso mudos.Equivalentes do BRY55 para tensões entre 100 V ou mais servem, e o conjunto pode ser montado num pedacinho de placa universal e instalados dentro do próprio conector do telefone.