Alarme para autos

Este alarme ao ser disparado aciona a buzina do carro de modo intermitente durante 1 minuto.
O circuito mostrado na figura 1, tem por base um oscilador principal que opera na freqüência de 2 Hz e um temporiza dor de 60 segundos (este tempo e a freqüência podem ser alterados bastando para que os componentes tenham seus valores modificados).

O circuito é disparado por um sensor de pêndulo.
Para colocar em ação o circuito temos a chave “start” (partida) que deve ser acionada quando o proprietário deixa o veiculo. O proprietário tem 7 segundos aproximadamente ( que também pode ser alterado) para fechar o carro. Depois desse tempo qualquer tentativa de roubo com o balanço do veiculo vai disparar o alarme.


Quando o proprietário entrar no veiculo ele deve acionar a chave “stop”, que desativará o alarme. Para acionar novamente é só seguir o procedimento já descrito. As operações são todas monitoradas por LEDs.
Quando o circuito é alimentado temos o reset automático. Os resistores são todos de 1/8 W e os capacitores devem ter tensões de trabalho de pelo menos 16 V, Recomenda-se desacoplar a alimentação com um capacitor de 100 uF x 16 V entre o positivo da alimentação e a barra. O transistor deve ser dotado de radiador de calor. Na figura 2 temos, pormenores de pêndulos.
Uma opção para o caso da buzina exige uma corrente maior do que a que o transistor fornece é a utilização de um relé. Neste caso, os transistores podem ser substituído por RD135 por exemplo, sem radiador de calor.


>