Diagrama unifilar: Para que serve e como é feito?

Um projeto passa por diversas fases para que possa funcionar de forma devida e diante de um estágio mais avançado da construção, é o momento de pensar na parte elétrica da mesma. Nesse sentido, ganha destaque o Diagrama unifilar. Abaixo, saiba mais sobre ele:

O que é Diagrama unifilar?

Chamamos de Diagrama unifilar o desenho que é realizado sobre determinada planta arquitetônica de um projeto, fazendo com que possa estar presente em diversos contextos, incluindo construções residenciais.


>

Formado por diversos símbolos, é necessário contar com um profissional especializado, capaz de realizar sua interpretação de forma devida, uma vez que nele estarão contidos dados importantes para o sucesso do processo em questão.

Para que serve o Diagrama unifilar

A partir do uso do Diagrama unifilar, podemos contar com diversas utilidades, uma vez que é justamente esse desenho técnico que serve como base para instalações elétricas, especificando onde há o uso de energia e também comandos.

Dessa forma, serve para guiar o profissional responsável pelas instalações elétricas, fazendo com que ele possa entender como realizar a atividade a partir das informações da posição de acionadores e cargas de energia.

Com isso, é possível evitar problemas futuros no que diz respeito a essa instalação, tendo em vista que em posse de tal diagrama podemos pensar na melhor maneira de realizar a condução de energia de determinado espaço.

Como é feito o Diagrama unifilar?

O Diagrama unifilar é feito a partir da planta baixa de um projeto, sendo preciso seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para que simbologia possa ser entendida de forma correta pelo profissional responsável pela sua aplicação posterior.

Isso porque ele é montado através de símbolos universais, gerando certa impressão visual que facilita o entendimento por parte dos especialistas do meio, sobretudo os eletricistas mais experientes.

O que deve ter em um Diagrama unifilar?

E é claro, para que cumpra com sua função previamente estabelecida, há informações essenciais que devem estar contidas no Diagrama unifilar, sendo elas as seguintes:

  • Local onde estão os quadros de distribuição;
  • Local onde estão pontos de carga e energia;
  • Caracterização dos condutores;
  • Encaminhamento de eletrodutos.