Capacitor eletrolítico: Qual a sua função?

Quem trabalha com eletrônica ou ao menos se interessa pela área, reconhece o quão repleta de detalhes ela é, gerando dúvidas inclusive acerca dos tipos de Capacitores que podemos encontrar. Assim, abaixo seguimos explicando sobre o Capacitor eletrolítico, confira:

O que é um Capacitor eletrolítico?

Chamamos de Capacitor eletrolítico esse componente recorrente em usos eletrônicos, voltado principalmente para realizar o armazenamento e descarga elétrica.


>

Em decorrência desse fator, acaba por ser utilizado em circuitos diversos, sendo o mais usado entre os tipos de capacitores encontrados hoje no mercado, ainda que possamos nos deparar realmente com diversos deles.

Qual é a função de um Capacitor eletrolítico?

Conforme mencionamos, a principal função do Capacitor eletrolítico é de armazenagem e descarga elétrica, o que na prática faz com que possam balancear as oscilaçõs presentes entre fonte e carga no que diz respeito a energia da mesma.

Além desse uso principal, podemos ainda evidenciar alguns outros usos associados ao Capacitor eletrolítia, uma vez que também funciona como um importante fornecedor de energia.

Qual é a diferença do Capacitor eletrolítico?

Existem diversos tipos diferentes de Capacitores, o que faz com que haja uma dúvida recorrente acerca da diferença apresentada pelo Capacitor eletrolítico de forma mais específica, visto que está entre os mais utilizados deles.

Assim, na prática podemos observar que o primeiro ponto de diferenciação é o seu material dielétrico, que contribui para que na aparência esse seja um Capacitor consideravelmente menor que os outros disponíveis.

Na prática, isso o garante diversas características, sendo as principais delas as seguintes:

  • Polaridade;
  • Maior produto de capacitância-voltagem.

Quais são as desvantagens do Capacitor eletrolítico?

Apesar do seu uso plural e características capazes de soarem positivas diante da demanda de determinados circuitos, há ainda algumas desvantangens que devem ser consideradas com relação ao Capacitor eletrolítico.

De tal maneira, a principal delas diz respeito ao fato de contar com uma tensão nominal considerada baixa, sobretudo em comparação a outros modelos disponíveis, a exemplo do Capacitor dielétrico cerâmico.

Além disso, são também frequentes causadores de falhas em conversores de potência chaveados, uma vez que a partir do seu funcionamento podem ser percebidas constantes aumentos de temperatura.