Partida estrela-triângulo: Saiba tudo sobre o método

Os estudos sobre eletrônica envolvem diversos detalhes, entre eles técnicas e métodos de partida que são diversos e sobre os quais precisamos entender para que façamos o uso correto de cada um deles.

Foi justamente nesse sentido que preparamos o post logo abaixo, onde te contamos as principais informações sobre a Partida estrela-triângulo e sua utilização, siga conferindo para entender:


>

O que é Partida estrela-triângulo?

Basicamente, quando falamos em Partida estrela-triângulo estamos nos referindo a um método de partida utilizado em motores elétricos do tipo trifásico, ou seja, aqueles que são compostos por rotor, estator e carcaça.

Assim, é muito comum que a ideia seja colocada em prática quando há a necessidade de promover uma redução na corrente de pico do motor durante sua partida, sendo essa a principal razão que motiva o seu uso.

Como funciona a Partida estrela-triângulo?

Já no que diz respeito ao funcionamento desse tipo de partida na prática, ele age fazendo com que ocorra um fechamento no formato de estrela, migrando somente um tempo após a partida do motor para o formato de triângulo.

Ou seja, isso faz com que, em meio a mudança de formato, haja uma redução na corrente elétrica logo no momento de partida do motor.

Para que isso ocorra, será necessário contar com 3 contadores para o processo de ligação do motor. Com prática, o processo se torna simples, além de ter um custo baixo para ser realizado.

Qual é a principal vantagem da Partida elétrica estrela triângulo?

O principal benefício associado a utilização dessa partida elétrica é justamente a possibilidade de reduzir a corrente de elétrica durante o momento de partida do motor trifásico.

Na prática, isso acaba por representar também a diminuição da sua tensão em cada uma das bobinas que correspondem a formação desse tipo de motor.

Quando fazer Partida estrela-triângulo?

Há ainda alguns critérios que devem ser correspondidos para recorrer a uma partida como essa, começando pelo fato de que deve ser realizada somente em motores trifásicos e acima de 10CV (Cavalo-vapor).

Outro detalhe crucial é que o motor deve possuir ao menos seis terminais do rolamento para que a partida possa ser feita, tendo também uma tensão nominal equivalente à tensão do triângulo que o motor possui.