Inversor de frequência: Saiba para que serve, Como funciona e +

De uso diverso e funcionamento bastante eficaz, o Inversor de frequência tem sido cada vez mais utilizado, o que diz respeito também a diferentes contextos onde sua execução pode revelar vantagens. Abaixo, siga conhecendo sobre:

Qual é a função de um Inversor de frequência?

Basicamente, o Inversor de frequência é um aparelho eletrônico capaz de agir na mudança de correntes elétricas, fazendo com que uma corrente elétrica alternada fixa se torne uma corrente elétrica CA variável a partir da sua ação.


>

A partir disso, a função associada ao seu uso é a de gerar variação de giro em motores de indução trifásico, que são recorridos de forma frequente em detrimento do alto desempenho ao qual nos apresentam, sendo usados em diversas operações.

Como funciona o Inversor de frequência?

Agora que você já sabe qual a função do Inversor de frequência, é igualmente interessante que possa conhecer também o seu processo de execução, afinal, Como funciona o Inversor de frequência? É isso que te explicamos abaixo!

Tendo em vista que é a frequência de entrada no motor que gere a velocidade do campo elétrico, ou seja, aquela de ação do motor, esse item age diretamente na sua frequência de entrada para promover a oscilação já mencionada.

De forma mais clara, ele transforma a corrente alternada em corrente contínua e posteriormente volta a fazer dela uma corrente alternada, agora já com maiores possibilidades de ajuste, fazendo com que possamos ter um maior controle do seu uso.

Ou seja, a partir disso quanto maior for a frequência usada, maior será a velocidade. Ao mesmo passo, quanto menor for a frequência usada, menor será a velocidade.

Onde se aplica Inversor de frequência?

Há diferentes situações onde podemos aplicar o Inversor de frequência, mas é claro que algumas delas se tornam mais recorrentes. Por exemplo, em espaços industrias eles facilitam muito a operação de maquinários como as esteiras que levam um produto a outro espaço de forma simplificada.

Por falar em esteira, um outro uso recorrente do aparelho diz respeito a esteiras ergométricas, aquelas que são normalmente utilizadas como cardio em academias ou até mesmo em casa. Assim, podemos ir ajustanto sua velocidade com base na comunicação entre os comandos.

Vantagens

Por mais que você já possa ter conseguido perceber por meio das informações trazidas anteriormente, vale ressaltar que existem diversas vantagens associadas ao uso do Inversor de frequência.

Isso porque ele nos permite ir além das possibilidades que naturalmente estiveram associadas a um motor, trazendo a possibilidade de o utilizarmos de forma ainda mais ampla e aproveitando muito de sua capacidade.

Outro ponto interessante é que a mudança precisa entre velocidade pode surgir até mesmo como um ponto capaz de nos oferecer segurança, visto que o controle desse aspecto é fundamental em alguns casos para evitar acidentes, por exemplo.