Serra circular de Bancada: Saiba tudo sobre a Ferramenta

Muito comum na construção civil, a Serra circular de Bancada é uma ferramenta que deve ser melhor conhecida diante de suas funcionalidades, que acabam sendo também utilizadas frequentemente para serviços de marcenaria.

Assim, entenda melhor sobre o item logo abaixo, onde tiramos as principais dúvidas sobre e também citamos suas funcionalidades, olha só:


>

Qual a função da serra circular de bancada?

A principal funcionalidade ligada a Serra circular de bancada é a realização de cortes em madeira que podem servir, posteriormente, como base de moldes para escoramentos e fôrmas, se tornando essencial para a carpintaria, por exemplo.

Curiosamente, mesmo diante do seu formato circular, é utilizada para possibilitar  a realização de cortes retos com uma ótima precisão, considerando ainda a profundidade das partes resultantes desse mesmo processo.

De tal maneira, o seu uso se torna bastante amplo em sentido prático, visto que é usada para diversas atividades onde o recorte da madeira se faz essencial, facilitando a ação e fazendo com que o resultado final seja muito positivo.

Contudo, vale a pena fazer um alerta, pois em muitos casos a ferramenta é reproduzida de forma caseira, trazendo muitos ricos a quem a manuseia. Inclusive, é a Serra circular de bancada uma das maiores causadoras de acidente na construção civil.

Qual é a melhor Serra circular de bancada?

Sabemos que um bom material faz toda a diferença na realização do trabalho, considerando suas especificações que demonstram, dentre outros fatores, questões como a qualidade do material e resultado apresentado, bem como sua durabilidade.

Nesse sentido, há cada vez mais opções disponíveis no mercado e cada uma delas disputa seu lugar em meio a apresentação de determinadas qualidades. Mas é claro que tem como avaliarmos seus respectivos desempenhos e entender quais são as melhores delas.

Assim, entre nossas sugestões de Serra circular de bancada, estão:

  • Serra Circular De Bancada 10 Pol. MLT100 Makita;
  • Serra Circular de Bancada Bosch;
  • Serra Circular de Bancada DeWalt;
  • Serra Circular de Bancada DWT.

É possível usar Serra circular como Serra de mármore?

Apesar de determinadas similaridades, a Serra circular e a de Mármore são ferramentas diferentes. Mas ainda assim é comum que haja dúvidas no que diz respeito a utilização afinal, usar apenas um item cumprindo a função de dois é uma boa maneira de economizar.

A grande diferença entre elas é percebida através dos discos que possuem, visto que na Serra de Mármore ele é menor que o visto na Serra circular, o que ocasiona também mudanças na rotação de cada ferramenta.

Uma boa notícia é que uma pode suprir a função da outra e vice versa, ou seja, basta ter um dos dois materiais caso a sua demanda não seja tão alta, visto que assim poderá cortar tanto madeira quanto mármore, inclusive ainda azulejos e cerâmicas, por exemplo.

Para isso, basta se atentar quanto a escolha do disco, que precisa possuir uma boa qualidade para realizar tal adequação.

Vantagens:

Uma das principais vantagens relacionadas ao uso da Serra circular de bancada está associada a sua versatilidade, já que, conforme vimos, pode funcionar bem para o corte de diversos materiais diferentes, não sendo necessário investir em tantas ferramentas caso já a possua.

O resultado final de seus cortes também apresenta um visual bastante positivo, pois o corte é realmente bastante reto e não apresenta dificuldades nesse sentido quando vamos utilizar o material para a montagem de móveis, por exemplo, onde um corte errado para atrapalhar todo o trabalho.

Além disso, é um item que oferece estabilidade ao profissional que o utiliza, sendo possível interferir em regulagens para adequar o corte ao ângulo que se faz necessário no momento.

Desvantagens:

Já no que diz respeito as desvantagens da Serra circular de bancada, vale frisar a importância de estar atento aos riscos que ela pode oferecer diante do seu manuseio, sendo esse um ponto de alerta.

Caso seja utilizada de modo incorreto ou possua algum erro em seus ajustes, é possível que ocasione cortes e até mesmo amputações de acordo com sua gravidade. Inclusive, são cada vez mais frequentes os acidentes resultantes de seu uso.

O ruído também é uma questão que deve ser levada em consideração, pois enquanto os cortes são feitos, é comum que um grande barulho possa ser percebido no espaço de realização dos mesmos.

Aliás, durante seu uso o espaço também tende a ficar bem sujo como resultado de poeira e partículas dos materiais que estão sendo cortados.