» » Chave de código

Chave de código

Está chave “Code Secret” pode ser usada para ativar fechaduras eletrônica ou mesmo ser adaptada, para uma operação com 12 V, para desinibir um sistema de segurança de carro. Observamos neste caso, entretanto,  que ao se apertar as chaves que não correspondem à seqüência (S6, S4, S3, S1 no circuito), a fonte é momentaneamente colocado em curto. Para o caso de uma bateria de carro de alta capacidade de corrente, o sistema deve ser protegido com ligação de um resistor de 10 ohms x 5 watts, em série com alimentação.
Para o caso de bateria de 9V ou pilhas, em que o curto momentânea ao se pressionar uma chave errada não compromete o aparelho, não há necessidade deste elemento.
No caso, cada SCR é ligado e assim permanece quando a chave corresponde ao seu gate é pressionada. No entanto, o tipo de linha proposto faz com que só tenhamos polarização para dispara o seguinte se o SCR anterior estiver disparando, o que implica no acionamento das chaves somente na seqüência programada, no caso S2, S5, S9 e S7. quando a ultima chave for pressionada, o relé, alimenta ( ou libera) a carga.
Para desativar o relé basta pressionar por um momento S8 ou qualquer das chaves que não corresponde ao código programado. O teclado é formado por interruptores de pressão comuns.

Gostou do que viu? Compartilhe!