» » Companhia musical

Companhia musical

Este circuito tem um interessante característica: ao acionarmos o interruptor da companhia, ele permanecerá ligado até que seja executada a seqüência musical por inteiro, ou seja quando terminar a melodia, companhia desliga automaticamente. Outra característica importante a ser considerada é que não há ajustes.
Funcionamento: ao acionar o interruptor da companhia, a fonte do aparelho alimentará o relé RL1 pois o transistor BC558 será saturado. O relé deste modo permanecerá acionado pois um de seus contatos reversíveis está ligado em paralelo com o interruptor da camapnhia e ao mesmo tempo, o outro contato fornecerá alimentação a camapnhia propriamente dita, está costa de oscilador (555) que fornece pulsos a um seqüenciador (4017).
As saídas 4017 estão ligadas de modo a se alternar de forma combinada, resistores de valores diferentes (responsáveis por cada tom de áudio) que polarizam um oscilador comum. O oscilador entrega o sinal já amplificado a um alto-falante pequeno. Quando a décima saída do 4017 (pino 11) estiver em nível alto. O BC558 será cortado desativando o relé RL1 e também a alimentação do circuito. Todos os componentes são de fácil obtenção.

Gostou do que viu? Compartilhe!