Controlador de motor de passo

O circuito apresentado controla a rotação de um pequeno motor de passo, sendo constituído basicamente por quatros circuitos integrados de fácil aquisição. O circuito pode ser montado com facilidade numa pequena placa de circuito impresso.
O principio de funcionamento é simples: trata-se de um 555 operando como um clock para um contador up/down que por sua vez tem a saída ligada a um decodificador binário/decimal de duas entradas. Este decodificador gera um seqüência que será detectada pela portas AND. Nas saídas da porta AND para bufferização temos transistores de potência que devem ser dotados de radiadores de calor.
O principio de funcionamento do motor de passo exige a energização de suas bobinas numa seqüência. A chave A serve para determinar o sentido de rotação enquanto a B serve para livrá- lo ou  travá-lo.
A velocidade de rotação pode ser ajustada através de um potenciômetro que atua na freqüência do clock. Todos os resistores são de 1/8 W enquanto que os capacitores são para 16 V ou mais.

   

One thought on “Controlador de motor de passo

  1. disse:

    En la empresa en la que trbaajo tambie9n tenemos problemas de ese estilo. Muchos ficheros, 2-4 personas trabajando en el mismo proyecto y un alto riesgo de sobreescribir cambios. bfTienes por ahed algfan enlace interesante donde expliquen como instalar y configurar subversion?a1Suerte con el nuevo controlador de versiones!, y ya sabes, come9ntanos que tal ve va ;)a1Un saludo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>