» » Controle de volume digital com pic

Controle de volume digital com pic

No circuito que faz uso de um P1C16F84, o áudio presente na entrada terá seu nível controlado pela tensão DC aplicada ao pino 2 do MC3340P. O nível de áudio apresentado na saída poderá ser alterado entre zero e um valor em amplitude quatro vezes maior do que o sinal aplicado à entrada.

Para conseguir uma tensão DC, que será aplicada ao pino 2 do MC3340P, foi utilizado um PIC1 6F84 que é o “cérebro” do circuito, um conversor analógico-digital DACO8O8 e um amplificador operacional LF353. O processo de controle é o seguinte: Quando se pressiona uma das teclas (S1 ou S2), que respectivamente incrementa ou decremento o contador de 8 bits do PIC, o valor do contador é transferido ao DACO8O8, que o converte para a forma digital do PIC em uma corrente equivalente. Essa corrente é levada ao LF353 que a converte numa tensão DC equivalente.

A tensão convertida é aplicada ao pino 2 do MC3340P.O potenciômetro P1 é o ajuste de escala do amplificador operacional devendo ser ajustado, preferivelmente, em 5,187 k. P2 é o controle de amplitude. A fonte deve ser de 5V simétrica e 12V simples. Para evitar a captação de zumbidos, devem ser usados fios blindados nas ligações de saída e entrada do MC3340P. O programa pode ser desenvolvido pelo montador e o circuito pode ser modificado com o acréscimo de mais funções para o PIC. Não damos o programa por depender das funções que o leitor desejar.

Gostou do que viu? Compartilhe!