» » Em que consiste uma ponte de wheatstone

Em que consiste uma ponte de wheatstone

(Refira-se à Figura 1). É prática comum ligar transdutores passivos a um braço de um circuito em ponte conforme mostrado na Figura 1a. Esse circuito é chamado Ponte de Wheatstone.

Uma de suas mais importantes aplicações consiste na medição de um valor desconhecido de resistência. Quando a corrente entre os pontos a e b estiver em zero, diz-se que a ponte de Wheatstone está balanceada. Nesta condição a seguinte equação é aplicada:

                                                              Rx = R1x R3
                                                                          R2
onde R,, R2 R3 e R = valores de resistências nas mesmas unidades, tais como: ohrns, kilohms ou megohms.
R = um valor desconhecido da resistência.

O procedimento para usar a ponte de Wheatstone para medir resistência é simples. O resistor desconhecido R é ligado dentro do circuito. Em seguida R3 é ajustado até que a corrente indicada pelo medidor esteja igual a zero, Isso significa que a ponte é balanceada. O valor da resistência R3 é lido na escala do medidor. Os valores de R1 e R2 são também conhecidos. Portanto, quando a ponte está balanceada, a equação acima pode ser usada para encontrar a resistência de R.

A ponte de Wheatstone é as vezes usada no lugar de um ohmímetro para medir valores de resistência em vista de sua maior precisão.

Alterando o valor de qualquer resistência na ponte provoca uma alteração na corrente de a a b na ponte. Isso significa que, quando a ponte estiver fora de balanceamento mento, existe uma tensão entre esses dois pontos. Lembre-se de que uma tensão é necessária para provocar um fluxo de corrente.

Figura 1


A Figura 1b mostra como a ponte de Wheatstone pode produzir uma alteração na tensão de saída quando ocorre uma alteração na temperatura. A alteração na temperatura provoca uma alteração na resistência do termistor. Quando a resistência do termistor altera-se, ocorre uma alteração na tensão de saída E porque a ponte torna-se desbalanceada.

O termistor e a ponte no sistema de controle da Figura 2 trabalham de acordo com este principio. O valor da tensão está diretamente ligado ao valor de desbalanceamento da ponte.

Figura 2

Gostou do que viu? Compartilhe!