Iluminação Automatizada

A iluminação automatizada é uma solução prática e vem com tudo para substituir as iluminações convencionais de corredores, escadas ou áreas externas, onde os interruptores para acender as lâmpadas não são viáveis.

E para isso existem diversos métodos de automatização para tornar a iluminação de um ambiente ou área mais eficiente e menos dispendiosa. Existem 3 dispositivos simples e relativamente baratos que podem estar inclusos em um projeto de iluminação automatizada. São eles:

Sensor de Presença

O sensor de presença conta com um sensor infravermelho que identifica o calor do corpo humano em movimento e então envia um sinal elétrico que, por sua vez, é responsável pelo acendimento da lâmpada. Os sensores de presença são ideais em ambientes em que a iluminação não precisa ser feita constantemente, como em escadas e corredores muito extensos. Além de tudo, o sensor de presença ainda ajuda a economizar energia, já que a lâmpada só é acesa quando o ambiente em questão está sendo utilizado.

sensor-de-presenca

Minuteria

Como o próprio nome já diz, a minuteria é um dispositivo elétrico que parece com um interruptor comum, mas que pode manter acesa uma lâmpada ou um maior número delas por um determinado período de tempo, geralmente um minuto. Existem minuterias eletrônicas e eletromecânicas, e algumas podem vir ainda com um sensor de presença. As minuterias ajustáveis são ainda melhores pois você pode alternar entre as funções interruptor comum ou com o tempo de acendimento definido.

minuteria

Relé Fotoelétrico

Um relé fotoelétrico detecta a falta de luminosidade no ambiente e então ativa a iluminação local conectada a ele. Ou seja: é ideal para iluminar áreas externas à noite, piscinas, jardins, etc. Há ainda a opção de instalar um interruptor conectado ao relé elétrico para desligá-lo quando for necessário.

rele-fotoeletrico