» » Módulo com despertador e timer programáveis de 1 minuto à 24 horas

Módulo com despertador e timer programáveis de 1 minuto à 24 horas

O circuito proposto. Além de funcionar como um relógio e despertador, permite ativar e desativar por programações cargas como, eletrodomésticos, TV, som e equipamentos de laboratório. Está programação pode variar entre 1 minuto até 24 horas.
O coração do circuito é o modulo MA1002-G, um relógio bastante popular que é encontrado no mercado brasileiro.
Na revista saber eletrônica 205 temos mais informações sobre o módulo em questão.
O circuito é simples e a única dificuldade consiste no fato de que o transformador usado deve ter 3 secundários. Se não for encontrado no comércio o leitor deve mandar enrolá-  lo  em casa especializada.

FUCIONAMENTO

Detalhes sobre o acerto de horas, minutos e programação de alarme são fornecidos na Saber Eletrônica 205.
A chave S5 na posição de ativar permite ligar a carga em função da programação do alarme e na posição desativar permite desligar a carga.
A chave S6 permite selecionar entre a ativação do despertador e a ativação do relé.
A chave S7 deverá ser acionada sempre que houver uma programação já que ela reseta o 4017 deixando-o livre e destravado para receber os pulsos do MA – 1002 via portas NAND Cl 1 e Cl 2. A ligação das portas ao MA deverá ser feita em função do nível lógico encontrado nas saídas E4 e E5 do MA 1002.
Se ambas as saídas estiverem com nível 0, uma delas será ligada a porta Cl 2. Se apenas uma tiver o nível 1, está deverá ser ligada ao Cl 1.
A medição do sinal deverá ser feita em relação ao Vss e ao Vdd do MA 1002, indicados no esquema e com alarme desprogramado além do alto-falante desconectado.
A ligação entre a saída de Cl 2 e a entrada de Cl 1 deverá ser feita por um jumper porque se Cl 2 não for usada, a mesma deverá ser isolada de Cl 1. O relé empregado é o G1RC2 que pode comutar carga de até 10 A. A aponta retificadora V1 pode ser qualquer tipo. O secundário nº1 do transformador é de 16 V x 23 mA, o nº2 de 2,5 V x 250 mA e o nº 3 de 18 V x 250 mA.
O primário deve ser de acordo com rede local.

Gostou do que viu? Compartilhe!