O que são os termistores e os vdrs

Além dos resistores. Dois exemplos importantes são os termistore e os varistores (VDRs).
A resistência de um termistor sofre uma alteração muito grande quando sua temperatura é alterada ligeiramente. Quando sua temperatura é baixa, sua resistência é alta e, quando a temperatura é alta, sua resistência é baixa.

A resistência de um varistor ou VDR (resistor dependente de tensão) sofre uma alteração muito grande quando a tensão sobre o mesmo for alterada. Quando a tensão sobre o varistor for baixa, sua resistência é alta. Quando a tensão sobre um varistor for alta, sua resistência é baixa.

Os termistores são usados como sensores em circuitos que medem ou controlam a temperatura. Por exemplo, o sensor na Figura c pode ser um termistor. Os varistores são usados para limitar a tensão sobre componentes que poderiam ser danificados por altos valores da tensão.

Resumo

  1. Resistores variáveis podem ser ligados como reostatos para variar a corrente ou como potenciômetros para variar a tensão.
  2. Ao substituir um resistor variável num circuito, é preciso ter o cuidado de obter a faixa exata de valores da resistência, a mesma wattagem e o mesmo gradiente.
  3. Os termistores sofrem grande alteração da resistência com uma pequena alteração de sua temperatura.
    Um varistor apresenta uma grande alteração da resistência com uma pequena alteração da tensão sobre o mesmo.