Para que são usados os indutores

Os indutores, ou bobinas, podem ser definidos como componentes que armazenam energia na forma de um campo eletromagnético. Podem também ser definidos como componentes que se opõem a qualquer mudança na corrente que passa através dos mesmos.

Estas definições esclarecem a finalidade para a qual os indutores são usados em circuitos isto é, para armazenar energia ou opor-se a uma mudança na corrente. Podem também ser usados para deixar passar freqüências baixas, rejeitando, ao mesmo tempo, altas freqüências.

A Figura abaixo mostra como um indutor é usado num circuito para deixar passar freqüências baixas, rejeitando altas freqüências. Nesta aplicação, o indutor é, freqüentemente, chamado “choque”. O circuito completo na Figura  é chamado filtro passa-baixa. As baixas freqüências podem passar através da bobina, porém as altas freqüências são levadas à Terra através dos capacitores, porém as baixas freqüências encontram forte oposição no caminho. O resultado global é que somente as baixas freqüências podem passar no circuito de a até b.



O que é o Henry ?

A indutância de uma bobina é medida em henries (H). Isto é uma unidade que representa a quantidade de energia que um indutor pode armazenar. Quanto maior for o valor da indutância em henries, maior será a quantidade de energia que um indutor pode armazenar.

O henry é uma unidade muito grande para uso na prática em bobinas para os circuitos eletrônicos, de modo que as unidades Emilihenry (mH) e microhenry (µH)] são mais comumente usadas. Um ,nilihenrv é um milésimo de henry. Um microhenry equivale a um milionésimo de um henry.

O que é uma Reatância Indutiva ?

Os indutores, como os capacitores, opõem-se ao fluxo da corrente alternada. Você deve lembrar-se de que, quanto maior a freqüência, menor é a oposição que o capacitor oferece ao fluxo da corrente alternada. A indutância reativa que representa a oposição que urna bobina oferece ao fluxo de uma corrente alternada aumenta quando a freqüência aumenta. Também a reatância indutiva aumenta quando o valor da indutância aumenta. Matematicamente.