Interruptor paralelo: O que é e Como funciona?

Existem diferentes e diversos tipos de Interruptores, cada um deles se diferenciando dos outros a partir de detalhes que fazem muita diferença, colaborando para que sejam voltados para usos mais específicos.

Ainda nesse sentido é que vemos a presença do Interruptor paralelo, sobre o qual te falamos abaixo a partir da explicação dos principais detalhes sobre ele, inclusive sobre para o que serve. Confira:

O que é um interruptor paralelo?

O Interruptor paralelo é um dispositivo elétrico marcado especialmente por permitir que uma lâmpara ou conjunto das mesmas possa ser ligada ou desligada a partir de dois pontos distintos.

Dessa maneira, há um sistema elétrico ligado a dois interruptores, o que pode ser uma grande funcionalidade para facilitar o alcance para desligamento ou ligação em cômodos amplos. onde o tamanho pode dificultar a chegada a um outro extremo, por exemplo.

Como é o funcionamento de um interruptor paralelo?

Também chamado de Three Way, o Interruptor paralelo conta com três vias, ou seja, três terminais. Assim, além do terminal central, há um em cada lateral que são paralelamente dispostos.

Dessa forma, é justamente esse tipo de ligação que permite que possamos ter controle de uma mesma lâmpada a partir de locais diferentes, garantindo comodidade em muitos casos.

Mas um detalhe que vale a pena mencionar é que, para implementar essa ideia, será necessário ter uma nova caixa elétrica para a sua devida ligação.

Qual a diferença do interruptor paralelo e simples?

O interruptor simples é aquele com o qual mais estamos acostumados, onde há apenas uma fase elétrica, assim temos um ponto para ligar ou desligar determinada lâmpada.

Já no caso do interruptor paralelo, conforme mencionado, é possível desligar uma mesma lâmpada a partir de pontos diferentes, revelando um sistema mais complexo que demanda uma maior quantidade de itens para a sua devida execução.

Qual a diferença do interruptor paralelo e bipolar?

Outro tipo de interruptor é o bipolar, responsável por alimentar cargas alimentadas por duas fases diferentes, havendo ainda a possibilidade de fazermos uso de um interruptor bipolar paralelo.